Autor: Lauro Savietto Aplicação: Ford Escort 1984 a 1996 – Equipados com motor CHT – (MK3, MK4 e MK5)
Solte o reservatório de expansão. Para isso, são dois parafusos da presilha superior e mais dois da presilha de inferior.
Retire as mangueiras do reservatório. Aproveite e limpe bem o reservatório com sabão. Se estiver muito sujo troque por um novo (média de R$ 30,00).
Coloque a mangueira de água na mangueira inferior do reservatório (vermelho na foto) e abra a torneira em volume suficiente para que não falte água no sistema e ligue o motor. A água vai sair pela mangueira pequena (azul na foto).
Deixe o motor funcionando até a água começar a sair limpa na mangueira pequena. Fazendo assim a água circula pelo sistema todo. Fique de olho na temperatura e não deixe que falte água no sistema. Quando a água sair limpa, desligue o motor.
Recoloque o reservatório de expansão, conecte as mangueiras (aproveite e troque as abraçadeiras se estiverem ruins). Retire a tampa que fica em cima da bomba d’água. É por esta entrada que vamos reabastecer o sistema.
Vá colocando água até ela começar a transbordar, assim retiramos o ar do sistema, pois sairá pelo reservatório. Deixe a água correndo por um tempo, até perceber que não há mais ar no sistema. Caso efetue a troca da válvula termostática, faça este procedimento após a sua substituição que segue nos próximos passos.
Retire a mangueiras e os três parafusos da “capa” metálica.
Tirando a capa, temos acesso à válvula. Retire-a e limpe bem pra tirar a sujeira da junta velha (é bom dar uma lixada).
Coloque a válvula e a junta nova, recoloque a “capa” metálica apertando bem. Recoloque as mangueiras e reabasteça o sistema seguindo os passos acima.
Para este caso, utilizamos a válvula da marca Wahler que parece ser a melhor no mercado.