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Escort LX Wagon 1994

Em 1991 o Escort norteamericano é completamente remodelado, se distanciando do modelo mundial proveniente da Ford Europa e passa então a ser feito sob a plataforma B da Mazda, de onde também saíram os modelos Mazda 323 e Protege. Como a Ford tem parceria com a Mazda nos seus desenvolvimentos, também vende na Ásia e Australasia uma versão do 323 Astina chamada Ford Laser, que substitui o antigo Escort MK2 europeu naqueles mercados. O novo design do “Escort americano” traz muita semelhança com o Ford Taurus da mesma época, os faróis ao estilo “olhos caídos” e os parachoques proeminentes dera uma aparência imponente ao compacto da Ford. Olhando de relance, a versão hatch se assemelhava ao Escort MK4 global, porém eram carros completamente distintos um do outro.

Até então o Escort – USA possuía motorizações específicas, mas a partir do modelo de 1990 passa a usar os mesmos motores disponíveis globalmente pela Ford, se diferenciando apenas na aparência da carroceria. Essa também é a geração onde a Ford adota o motor 1.9 sem distribuidor e um câmbio automático de quatro marchas controlado eletronicamente, para além de suspensões traseiras independentes, incomum em carros compactos naquela época. No entanto, as vendas do Escort – USA não eram tão animadoras, visto que hatches não eram preferidos do mercado local; a vinda do sedã em 1992, disponível em versões LX e LX-E ajudou bastante no sucesso das vendas do Escort, seu novo design ficou melhor na configuração de três volumes, que parecia uma versão compacta do Ford Taurus.

Entre 1993 e 1995 a Ford vendeu pelo mesmo preço todas as versões de entrada do Escort em qualquer configuração de carroceria. A versão Pony é encerrada em 1992, substituída pela versão básica da nova linha; em 1993 a versão LX-E, com o mesmo conjunto de acessórios da GT também é descontinuada. Em 1994 novas alterações nas caixas de roda para a adoção de aros maiores bem como o aumento da grade ao redor do emblema da Ford na grade frontal para melhor arrefecimento do motor.

Fotos: Denis Queiroz
Texto: Wikipedia